Esse exame é hoje considerado mandatório para qualquer paciente que apresente queixas nasais. Seja a ótica rígida ou flexível, esse exame tem por finalidade realizar a rinoscopia posterior, pois apenas com espéculos nasais se torna muito difícil, sendo muitos diagnósticos não feito.
Com esse exame conseguimos avaliar presença de secreções e diagnósticos de sinusites, conseguimos identificar pontos de sangramento localizados na região posterior do nariz, conseguimos retirar corpo estranho em crianças, identificamos crescimento adenoideanos e desvios de septos posteriores que causam roncos e apneias.
Sabendo da grande versatilidade que esse exame trouxe a nossa especialidade, basta apenas selecionar cada caso para se fazer com rígidas ou flexíveis. Tenho em meu consultório deixado a flexível para crianças muito pequenas e adolescentes pois a flexível tem menos chance de machucar a criança caso ela de movimente muito durante o exame. As óticas rígidas, também causam pouco desconforto, e apresentam uma qualidade muito melhora da imagem, porém precisa se de maior colaboração do paciente. Não existe necessidade de jejum para realizar e esse exame e atualmente com uso de spray anestésico torna se um exame rápido e com pouquíssimo desconforto.