Videolaringoscopia para disfonia

A videolaringoscopia é um exame de imagem que possibilita a visualização das estruturas da boca, orofaringe e laringe, sendo indicado para investigar as causas de tosse crônica, rouquidão e dificuldade para engolir, por exemplo. Rápido e simples e a pessoa sai do consultório médico com o resultado em mãos não necessitando cuidados específicos após a realização do exame, podendo voltar à sua rotina normal.

O aparelho possui uma microcâmera acoplada em sua extremidade ligada a uma fonte de luz que é colocado na boca do paciente, para que sejam visualizadas as estruturas ali presentes. A câmera do equipamento capta, registra e amplifica as imagens e o som, que são utilizados pelo médico para realizar o diagnóstico e acompanhar a pessoa durante o tratamento.

As causas mais comuns de disfonia em meu consultório são as lesões fono traumáticas, (nódulos e pólipos de pregas vocais) e os edemas de Reike.

As lesões fono traumáticas ocorrem em casos de abusos crônicos da voz ou mesmo abusos agudos de forte intensidades levando a formação de nódulos ou pólipos que causam fendas entre as pregas vocais, causando uma disfonia tendo o paciente muitas vezes uma voz soprosa.

Já os edemas de Reike, são lesões benignas, que ocorrem na camada superficial da prega vocal em pacientes fumantes e mais prevalente em mulheres, levando a um acúmulo de material “gelatinoso” nesse espaço superficial da prega vocal, dificultando a vibração das mesmo, dando a voz dessas mulheres um aspecto de radialista, bem rouco e vibrante.

Tanto o nódulo de prega vocal, pólipos de prega vocal quanto o Edema de Reike tem como principal exame diagnóstico a VIDEOLARINGOSCOPIA.

Logo em Vetor2

Consultório Dr. Felipe Rocha

Otorrino

Consultório Dr. Felipe Rocha

Olá, tudo bem? 👋
Preencha seus dados e vamos conversar!

16:07