Das cirurgias funcionais, a mais realizada é a septoplastia e a turbinectomia.
O septo é uma estrutura óssea cartilaginosa, que tem por principal finalidade dividir o nariz em dois lados (o esquerdo e o direito). Grande parcela da população possui algum tipo de desvio desse osso ou cartilagem, causando obstrução nasal e roncos. Esses desvios podem ser congênitos, ou seja, a pessoa nasce com eles, ou adquiridos, por traumas nasais com fraturas dessa estrutura, na maioria dos casos.
A turbinectomia é a cirurgia que tem por objetivo reduzir os cornetos nasais, estruturas compostas de osso recoberto por mucosa, responsáveis por umedecer, aquecer e filtrar o ar.
Temos três cornetos em cada lado (superior, médio e inferior), destes o que mais se opera é o inferior, que aumenta normalmente em pacientes com rinite alérgica moderada ou grave, causando obstrução nasal e roncos.
Atualmente, essas cirurgias são realizadas com câmeras e sistemas ópticos e de vídeo, não sendo necessário, na maioria dos casos, cortes, suturas ou tampões nasais, que causam muito desconforto nos pacientes.